quarta-feira, 11 de julho de 2007

Sô Presidente - O Bufo de Mariz

O presidente da Junta de Mariz armou-se em mártir e apareceu a insinuar ser vítima de perseguição da Câmara Municipal, porque, ao que diz, a fiscalização municipal apareceu lá em casa a perguntar se habitação estava licenciada.
Coitadinho do Sô Presidente da Junta, diria, na sua argúcia humorística, o nosso Herman José: “Coitadinho” do “Anjinho”. Até pode ser pecado.
Porque raio iriam fiscalizar este um autarca, um homem com aquele ar clerical, e cuja folha de serviços ostenta o brilharete de ser o único (ou quase) presidente de Junta do concelho de Barcelos a ser condenado em Tribunal.
Logo ele, que, agora, em vez de levar os seus conterrâneos aos comícios dos candidatos socialistas a Lisboa, sob o beato pretexto de passeio à Virgem de Fátima, isto, claro, tudo pago pelo dinheiro da Junta; dizia eu, então, logo agora que em vez de excursionista virou bufo: o bufo de Mariz.
Pois não é que o “sô presidente”, com ar de clérigo a fugir para o anjinho asséptico e assexuado, não é que agora virou de bufar – modo popular de dizer denunciar, ou se quisermos ser mais duros: pidescar, todos os seus conterrâneos que fazem umas obritas lá pela sua bela, altaneira e ribeirinha Mariz!
Esqueceu-se, o sô Presidente, que quem “bufa” também pode ser “bufado”! Lá diz o ditado: “quem com ferros mata, com ferros morre”. Vai daí, alguém - os que foram vítimas do bufanço ou outros à bolina desta ventania gasosa, resolveu bufar o sô presidente.
Bufado de um lado, bufado de outro; ora toma, honras presidenciais de fiscalização em casa.
Não satisfeito com tal honraria – que diga-se – mereceu inteiramente, o sô presidente da Junta de Mariz, agora mais a cara clerical ainda – quase a roçar a a imaculação (a virgem que me perdoe), fez sermão no ConcelhoProfundo e diz-se vítima de perseguição.
Sô Presidente! Perseguição, só de for por os “bufos” dos que o bufaram serem mais fortes do que os seus “bufos”. Mas sabe como é: a idade não perdoa. Quando se vai entradote na vida, a próstata ocupa mais espaço, os músculos perdem elasticidade, o intestino ganha pólipos, e é perfeitamente natural que os seus bufos saiam sem aquele gás, que outrora as suas manifestações gasosas teriam. Descanse, todavia, sô presidente, que não é por isso o senhor perde de ser quem é.
O povo é benevolente. E mais não fosse, o seu aliado, o mesmo aliado que foi seu defensor em Tribunal no caso que aludi acima, e o deixou condenar de forma lastimável, dizia eu, o seu advogado, agora seu líder político, já saiu em sua defesa.
Duvido que tal defesa esteja à altura da verdadeira cena que o sô presidente de Junta de Mariz está a representar. Mas que indubitavelmente está à altura dos pergaminhos dos seus canhestros “bufos”, disso não tenho a menor dúvida!
E por hoje é tudo do ConcelhoProfundo.
Passe bem, sô presidente! E faça-me um favor, bufe-me. Bufe-me com toda a força que o seu canal ainda tiver.
Bufe-me, porque, como dizia o outro: bufam-me, logo existo.