segunda-feira, 28 de julho de 2008

O prémio por matar o "porco"

Sócrates e o seu motorista passeavam por uma estrada quando, subitamente, atropelaram um porco matando-o instantaneamente. Sócrates disse ao motorista que fosse até à quinta e explicasse ao dono do animal o que tinha acontecido.Uma hora mais tarde...
Sócrates vê o seu motorista a cambalear em direcção ao carro, a roupa toda amarrotada, desgrenhado, com um cigarro em uma mão e uma garrafa na outra...- O que é que aconteceu? - pergunta Sócrates.
- ... o dono da quinta deu-me vinho, cigarros e a sua charmosa mulher fez amor comigo... desenfreadamente.
- ... mas... que lhes disse?
Disse: “sou o motorista do Sócrates e acabei de matar o porco.

Escrito por Daniel Oliveira, em Pleitoseapostilas

sábado, 26 de julho de 2008

O Chiqueiro


O chiqueiro onde Sócrates chafurda não me toca. Pela aragem se vê quem vai na carruagem.
Como não me toca que os “gorilas” de Chavez tenham dado ordens e se tenham imposto aos agentes de segurança portugueses como se na Venezuela estivessem. Fizeram o que tinham a fazer e foram até onde lhes foi permitido ir. O que aliás nem é novidade. A Europa é uma prostituta velha, falida, que a tudo se sujeita para conseguir as migalhas que a mantenham em pé. Entre o que aconteceu por cá e o que acontece neste momento entre a Suíça e a Líbia do outro javardo – Kadhafi - amigo de Sócrates, preocupa-me, em todos os sentidos, mais o que se passa por lá. Pelo que vale em si. Pelo que vale a Suíça que vale e representa mais do que Portugal e pelo que vale a Líbia.
«Hannibal Kadhafi, cuarto hijo de Muammar Kadhafi, y su mujer fueron detenidos el 15 de julio en Ginebra, tras una denuncia de dos empleados que los acusaron de golpearlos. La pareja fue liberada dos días más tarde tras depositar una fianza de medio millón de francos suizos (312.500 euros). Kadhafi, de 32 años, que acusa a la policía de haberlo maltratado durante su detención, ya fue procesado en París por actos de violencia contra su mujer en 2005 y detenido en 2004 por conducir por los Campos Elíseos de la capital francesa a 140 km/h en su auto de marca Porsche. El comunicado fue publicado al margen de una manifestación organizada por ambas compañías ante la embajada suiza en Trípoli, segunda manifestación de este tipo tras la convocada el miércoles por los Comités Revolucionarios, espina dorsal del régimen de Muammar Kadhafi. Hannibal Kadhafi es oficialmente "consejero" de la Compañía libia de transporte marítimo que monopoliza casi totalmente los productos energéticos en Libia, y tiene una flota de diez naves. Libia, primer suministrador de petróleo de Suiza, amenazó el miércoles con cesar sus exportaciones de crudo a ese país».
Isto - tudo o que explica a existência de situações destas – é que me preocupa. Também é verdade que vão surgindo outros acontecimentos que me dão algum alento. Sem surpresa alguma. São o significado que a viagem e as palavras ditas por Obama no périplo que fez pelo Médio-Oriente e a visita que fez a Berlim aliás, só existiram mesmo dois actos com relevância: a visita que fez ao Muro das Lamentações em Jerusalém, o discurso em Berlim e a mensagem que enviou ao Irão. Tudo o resto é babugem para sustentar jornalistas e entreter papalvos. O mais são os inevitáveis “roncos” e “chafurdice” da “porcalhada” que entra e sai do “chiqueiro”. Que conste, a hierarquia apesar de ameaçada, mantem-se. Primeiro o dono da quinta depois, os capatazes depois, os tratadores depois, a “porcalhada”, as “bitacaias” e a imundície respectiva. Claro é que quem não quer apanhar “bitacaias” não vai à pocilga... e claro é que quem não quer que a imundície lhe suje as calças não vai para a beira da estrada, bater palmas aos tratadores ou aos capatazes.

Escrito do Daniel Olivera, em Pleitoseapostilas

quinta-feira, 24 de julho de 2008

A grande vigarice das contas do Governo

Foi publicado pela DGO o Boletim de Execução Orçamental relativo a Junho 08. Até Janeiro de 2009 – mês em que deverá ser publicado o boletim com os números da execução orçamental referente ao ano de 2008 – não farei mais nenhuma apreciação. Deixou de valer a pena. Façam como eu. Leiam-nos e apreciem-nos como bem entenderem. Porque não vale a pena? porque entrámos em definitivo no mundo da contabilidade virtual, da ficção e do imaginário e... ilusões não têm comentário. Porquê assim? porque o governo perdeu o pé. Contas por contas não levo a sério que o défice do Estado diminuiu quase 30% no 1º semestre. Diminuiu porque foram considerados os mais de 450 milhões de euros que a EDP transferiu para o Estado devidos pela nova concessão (na receita) não tendo sido considerada a despesa respectiva - os encargos que vai ter de pagar à REN.
Em segundo lugar porque além de serem “vigaristas” há muito passaram também a ser descarados. O que eu vejo, leio e sei os outros podem ver, ler e saber igualmente. Estou a referir em concreto o “barulho” que Sócrates e Teixeira dos Santos fizeram de que nunca recorreriam a receitas extraordinárias ora as receitas extraordinárias, este ano, já vão em pelo menos em 541,5 milhões de euros.
- O Governo, na maior parte das entidades em que é accionista a 100 por cento, decidiu agravar o valor dos dividendos (parte do lucro entregue ao accionista) a distribuir em 2008, não aceitando as propostas que lhe tinham sido apresentadas pelas administrações... obtendo, desta forma, uma receita adicional de, pelo menos, 141,5 milhões de euros.
- O Governo poderá encaixar este ano uma receita extra de pelo menos 283 milhões de euros com a concessão das novas 10 barragens. Qualquer coisa como 0,2 por cento da riqueza produzida.
- Com Foz Tua, adjudicada à EDP, o Estado já recebeu 53 milhões de euros. Tendo em conta as restantes 9 barragens, o Estado poderá, se nenhum concurso ficar vazio, 230 milhões de euros ou seja... 0,5% do PIB.
Extraordinariamente!
escrito por David Oliveira, em Pleitoseapostilas

terça-feira, 22 de julho de 2008

Fome e incompetência política

Até já a classe média pede ajuda alimentar!!!!!!!Veja-se a notícia aqui:http://diario.iol.pt/economia/portugal-fome-crise-misericordias-classe-media/973588-4058.htmlO relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI) sobre a economia porrtuguesa veio pôr as coisas no seu devido lugar: Os problemas económicos em Portugal têm causas internas. A culpa é dos políticos que têm tido o Poder em cada momento.- Incompetência;-Corrupção;- Subserviência e estúpida dependência em relação a Espanha.Políticos que obtiveram licenciaturas fantasmas, facilidades de toda a ordem para obter graus académicos;Enriquecimento de pés descalços a todo o vapor e sem justificação possível;Jogadas de toda a ordem para sacar os subsidios da União Europeia;Compadrio;Tráfico de influências.Políticos sem experiência alguma da vida. Que eram uns miudos em 25 de Abril mas que através dos partidos foram subindo na hierarquia do Estado, mas sem qualquer preparação.Escândalos e mais escândalos todos abafados pela Justiça;Justiça corporativa, dependente dos partidos, da maçonaria.É este o Portugal de José Sócrates, que o afundou ainda mais.José Sócrates tem muita conversa, mas é tudo propaganda.Destruiu , destruiu, destruiu.Espanha/Espanha/Espanha foi o mote...Aí está agora um Portugal de pantanas, a classe média já a passar fome juntando-se a outros 2 milhões de pobres!Portugal nem consegue aproveitar os acordos com a Venezuela, com Angola, com a Líbia.Não temos produção suficiente para os rentabilizar.Não há portugueses em número suficiente. Emigram para fugir à fome.Vao criar riqueza no estrangeiro.O Governo continua a apostar nas ventoinhas éolicas ---- produzidas por empresas espanholas!Portugal é uma imensa aldeia da roupa branca... sim porque ainda vai voltar a necessidade de ir lavar a roupa aos riachos e aos barrancos e entendê-la em cima dos tojos....O Presidente da República não pode assistir a isto de braços cruzados.
Posto por José Maria Martins

ECCE HOMO

Sócrates discursava para algumas centenas de militantes socialistas na Pavilhão de Portimão quando, de repente, aparece Jesus Cristo baixando lentamente do céu.Quando chega ao lado de Sócrates, diz-lhe algo ao ouvido.
Sócrates, dirigindo-se à multidão, diz:
- ... camaradas! O camarada Jesus Cristo está aqui, e quer dizer-vos umas palavras
Jesus pega o microfone e diz:
- Povo português, este homem aqui ao lado, o Primeiro-Ministro Sócrates, não vos tem dado o 'pão do conhecimento' da mesma forma que eu fiz?
Os socialistas respondem: - Siiim!
- Não é verdade que como eu multipliquei os pães e os peixes para dar de comer a todos este homem, inventou os aumentos de cinco e de dez cêntimos nas pensões, para que todos se pudessem alimentar? - Siiiiim!, responderam os militantes.
- Não é verdade que este homem, Sócrates, reformulou o Serviço Nacional de Saúde, assim como eu curei os enfermos e tratei os pobres e desfavorecidos? - Siiiim!
- Não foi, também ele, traído por companheiros de partido, assim como eu fui traído por Judas?
Os socialistas gritaram ainda com mais força:
- Siiiim!
- ... do que é que estão à espera para crucificar o gajo?!
postado em Pleitoseapostilas

segunda-feira, 7 de julho de 2008

...entre o palácio de S. Bento e um esquife

... contudo pormenores há, detalhes importantes existem que não carecem de debate parlamentar para poderem ser, com propriedade, apreciados. Detalhes importantes já que são o que distinguem o charlatão, o burlão do dignitário íntegro, do político insuspeito, do homem de Estado. A semântica, a arenga, a retórica balofa... Os pleonasmos, os anacolutos de que Sócrates - à defesa e sempre a tentar justificar-se - tanto gosta ... A construção da oratória dele. A semântica do sistema e, pior ainda, do regime.
A política e a politiquice... como se algum destes flibusteiros de pacotilha conseguisse alguma vez sair do charco e subirem à tribuna com o nobre intento de dizer e de servir. É uma absoluta inversão de valores – do cargo, do estatuto que lhe é inerente e do homem que o ocupa. Digo-o porque não é o cargo que confere dimensão ao político.
A crise que não há. A presente situação é de «sérias dificuldades» (sic). As críticas e as dúvidas sobre alguns projectos e investimentos públicos significam «falta de esperança»(sic). O crescimento da economia que «será menor do que pensávamos»(sic). O desequilíbrio das contas públicas que não há: em rigor ficamos a saber que qualquer valor negativo [-3; 0[ é igual a zero – ... é extraordinário. «As novas dificuldades que enfrentamos» - novas?!
Não! Sócrates é que é um charlatão e como qualquer charlatão faz primeiro cria a ilusão e depois face ao despertar da plateia e pressionado pela realidade, que não pára nem lhe solicita autorização, vai a reboque. Reage! e mesmo assim reage mal e, as mais das vezes, tardiamente. Também é explicável (e não deve ser segredo para ninguém) porque é que a reacção é tardia. Tarda porque avaliar as consequências eleitorais leva tempo. Mal porque é muito difícil ter simultaneamente pau e bola.
Sócrates quando desceu o IVA fê-lo de peito inchado e disse – a quem acreditou - «porque a crise está ultrapassada»(sic) sob o efeito do comprimido de ecstasy, que para ele foi a UE ter confirmado um déficit de 2,6%. As dificuldades são novas de/com um ano. Avisaram a AIE (Agência Internacional de Energia), a OCDE, o BM, o Comissário Europeu... respondia (sorrindo) Teixeira dos Santos que «entre os erros deles e os nossos, os deles são bem mais»... por fim a tentativa de estabelecer uma relação entre uma reavaliação de alguns projectos com falta de esperança é mesmo o prenúncio do fim. Não tem uma coisa que ver com a outra. Nem a reavaliação é sinónimo de impedimento nem a reavaliação é de todos os projectos. Donde vem tamanha preocupação e desnorte? para Sócrates e para o PS a prossecução desses projectos são a diferença entre o palácio de S. Bento e um esquife.
Escrito por David Oliveira em Pleitoseapostilas