quinta-feira, 24 de julho de 2008

A grande vigarice das contas do Governo

Foi publicado pela DGO o Boletim de Execução Orçamental relativo a Junho 08. Até Janeiro de 2009 – mês em que deverá ser publicado o boletim com os números da execução orçamental referente ao ano de 2008 – não farei mais nenhuma apreciação. Deixou de valer a pena. Façam como eu. Leiam-nos e apreciem-nos como bem entenderem. Porque não vale a pena? porque entrámos em definitivo no mundo da contabilidade virtual, da ficção e do imaginário e... ilusões não têm comentário. Porquê assim? porque o governo perdeu o pé. Contas por contas não levo a sério que o défice do Estado diminuiu quase 30% no 1º semestre. Diminuiu porque foram considerados os mais de 450 milhões de euros que a EDP transferiu para o Estado devidos pela nova concessão (na receita) não tendo sido considerada a despesa respectiva - os encargos que vai ter de pagar à REN.
Em segundo lugar porque além de serem “vigaristas” há muito passaram também a ser descarados. O que eu vejo, leio e sei os outros podem ver, ler e saber igualmente. Estou a referir em concreto o “barulho” que Sócrates e Teixeira dos Santos fizeram de que nunca recorreriam a receitas extraordinárias ora as receitas extraordinárias, este ano, já vão em pelo menos em 541,5 milhões de euros.
- O Governo, na maior parte das entidades em que é accionista a 100 por cento, decidiu agravar o valor dos dividendos (parte do lucro entregue ao accionista) a distribuir em 2008, não aceitando as propostas que lhe tinham sido apresentadas pelas administrações... obtendo, desta forma, uma receita adicional de, pelo menos, 141,5 milhões de euros.
- O Governo poderá encaixar este ano uma receita extra de pelo menos 283 milhões de euros com a concessão das novas 10 barragens. Qualquer coisa como 0,2 por cento da riqueza produzida.
- Com Foz Tua, adjudicada à EDP, o Estado já recebeu 53 milhões de euros. Tendo em conta as restantes 9 barragens, o Estado poderá, se nenhum concurso ficar vazio, 230 milhões de euros ou seja... 0,5% do PIB.
Extraordinariamente!
escrito por David Oliveira, em Pleitoseapostilas